terça-feira, 19 de setembro de 2017

"Educação Financeira: como abordar de modo eficaz na Educação Básica?" com a palestrante Lilian Nasser.

Inscrições no link: https://goo.gl/forms/Mvl1dtxM3q9hyC332
#dálicençaacessível:
 Cartaz da palestra do Projeto Eventos do Programa Dá Licença com o tema "Educação Financeira: como abordar de modo eficaz na Educação Básica?".

A palestrante é Lilian Nasser, do projeto Fundão - UFRJ e a palestra acontecerá às 14 horas do dia 28 de setembro no Campus Gragoatá, bloco G, sala 207.
Texto do cartaz: Um dos objetivos da Educação Básica é formar cidadãos críticos, situando-os no centro do processo de ensino e de aprendizagem, tornando-os aptos a tomar decisões adequadas no seu dia a dia.


A Educação Financeira é parte fundamental dessa formação, com o exemplo familiar de poupança e consumo consciente. No entanto, nem sempre a Matemática Financeira é abordada de forma eficaz na escola, restringindo-se apenas ao cálculo de porcentagens e à aplicação de fórmulas de juros. 

Uma das causas dessa deficiência se deve à formação dos professores, que em geral não são preparados, nos cursos de Licenciatura em Matemática, para abordar a Educação Financeira adequadamente. Com isso, cada vez mais, o cidadão fica vulnerável às armadilhas da mídia, não conseguindo optar pela melhor maneira de efetuar um pagamento. Esta palestra chama atenção para a necessidade de empreender ações no sentido de inserir a Educação Financeira na formação inicial e continuada de professores de Matemática.


Nenhum comentário:

Postar um comentário