quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Colóquio do Centenário da Morte de Henri Poincaré no IMPA


O Instituto de Matemática Pura e Aplicada apresentará, nos dias 27, 28, 29 e 30 de novembro, o Colóquio em homenagem ao centenário da morte de Henri Poincaré, um dos maiores matemáticos da contemporaneidade.

Na matemática, Poincaré participou do desenvolvimento de quase todas as áreas existentes em sua época – como equações diferenciais, aritmética, teoria dos grupos e probabilidade – e criou outras novas – funções automorfas, sistemas dinâmicos, topologia algébrica. Além disso, abriu caminho para a teoria  das funções de várias variáveis complexas e à teoria dos desenvolvimentos assintóticos; renovou completamente a mecânica celeste, tendo lançado as bases para a formulação das teorias sobre o caos determinista. No caso específico do nosso país, Poincaré foi muito importante para os fundadores da atual Academia Brasileira de Ciências. Em todas as áreas em que atuou, Poincaré continua a ser, mesmo cem anos após o seu desaparecimento, uma referência obrigatória, não apenas para historiadores, como também para cientistas ativos. A realização de um colóquio comemorativo dos cem anos de morte de Poincaré, além de ser uma merecida homenagem a um cientista-filósofo, cujas idéias ainda hoje são fonte de inspiração, permitirá a reflexão sobre uma época em que a ciência brasileira avançava em direção às estruturas e instituições que tornaram possível desfrutar de sua atual excelência.

Os organizadores dispõem de recursos limitados para apoiar a participação na conferência de alunos de pós-graduação que queiram apresentar poster. Os interessados deverão enviar titulo e abstract do pôster para dac@impa.br até o dia 14 de novembro, além de se registrarem no site do evento.

Endereço: Estrada D. Castorina, 110 – Horto, Rio de Janeiro - RJ

Resumo do evento: http://www.impa.br/opencms/pt/eventos/extra/2012_henri_poincare/attach/resumo.pdf

Mais informações: http://www.impa.br/opencms/pt/eventos/store/evento_1206
Informações pelo telefone: (21) 2529-5000

Nenhum comentário:

Postar um comentário