terça-feira, 2 de outubro de 2012

Discalculia

Não é novidade a grande dificuldade na aprendizagem de Matemática na Educação Básica. Na verdade, é bastante comum encontrar diversos problemas no ensino desta disciplina. Uma das causas pouco conhecidas pode ser a discalculia. Você sabe o que é isto?

 A discalculia é um distúrbio que interfere na compreensão da Matemática e pode levar as crianças a não corresponderem as expectativas satisfatórias de aprendizagem. Pais e professores devem estar atentos a estas questões e sempre que necessário encaminharem a criança para atendimento adequado.

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O diagnóstico de discalculia é complexo e deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar envolvendo neurologistas, psicólogos, psicopedagogos, neuropsicopedagogos e pedagogos.
O psicopedagogo e o neuropsicopedagogo são profissionais indicados para avaliar e acompanhar a criança nesse momento. Ambos profissionais iniciam a terapia visando melhorar a imagem que a criança tem de si mesma, valorizando as atividades nas quais ela se sai bem, fazendo dessa forma um regate das suas potencialidades.

Alguns sintomas comuns em pessoas discalcúlicas:
• Dificuldades frequentes com os números, confundindo os sinais: +, -, ÷ e x;
• Problemas para diferenciar o esquerdo e o direito (lateralidade);
• Falta de senso de direção (norte, sul, leste, e oeste) e pode também ter  dificuldade com um compasso.
• A inabilidade de dizer qual de dois números é o maior.
• Dificuldade com tabelas de tempo, aritmética mental, etc.
• Melhor nos assuntos que requerem a lógica, do que nas fórmulas de nível elevado que requerem cálculos mais elaborados;
• Dificuldade com tempo conceitual e elaboração da passagem do tempo;
• Dificuldade com tarefas diárias, como verificar a mudança nos dias da semana e ler relógios analógicos;
• A inabilidade de compreender o planejamento financeiro ou incluí-lo no orçamento estimando, por exemplo, o custo dos artigos em uma cesta de compras;
• Dificuldade mental de estimar a medida de um objeto ou de uma distância (por exemplo, se algo está afastado 10 ou 20 metros);
• Inabilidade de apreender e recordar conceitos matemáticos, regras, fórmulas, e sequências matemáticas;
• Dificuldade de manter a contagem durante jogos;
• Dificuldade nas atividades que requerem processamento de  sequências, tal  como etapas de dança ou leitura, escrita e coisas que sinalizem listas,
• Pode ter o problema mesmo com uma calculadora devido às dificuldades no processo da alimentação nas variáveis.
• A circunstância pode conduzir, em casos extremos, a uma fobia da matemática e de quaisquer dispositivos matemáticos, como as relações com os números.

Na escola, é importante que os professores desenvolvam atividades que contemplem sempre o uso de material concreto, pois essa criança necessita ter o manuseio deste material. E sempre propor atividades em que toda a turma se utilize destes materiais, procurando momentos de troca de interação com o grupo.

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